Chegou o PIX Equatorial. Aproveite essa facilidade.

Curso gratuito de gastronomia chega em Paragominas e São João do Araguaia

O projeto, que recebe incentivo da Equatorial Pará, deve capacitar 40 pessoas em situação de vulnerabilidade nos municípios

A partir desta segunda-feira (11), o projeto Gastronomia do Amanhã chegará nas cidades de Paragominas e São João do Araguaia para capacitar cerca de 40 alunos com oficinas práticas de mercado e cozinha. O projeto, que tem o patrocínio da Equatorial Pará através da lei Semear, tem o objetivo de oferecer a oportunidade de uma qualificação profissional e fomentar a geração de emprego para a população que vive em situação de vulnerabilidade social.

Nesta edição, os alunos poderão estudar com profissionais renomados no mercado e que fazem parte dessa iniciativa social. Os estudantes terão cinco dias de aulas consecutivas para ouvir as instruções dos chefes de cozinha que introduzirão um método de aprendizagem com palestra de empreendedorismo, técnica de cozinha e segurança alimentar. No último dia de curso, o resultado de todo esse processo será apresentado em uma mostra gastronômica, com a entrega de certificados.

A analista de responsabilidade social da Equatorial Pará, Michelle Miranda, o Gastronomia do Amanhã se concentra na transformação de realidades.

“O projeto impacta positivamente a todos que participam. É uma ação que dá oportunidade para as pessoas transformarem suas vidas através de um curso que gera renda, autonomia e independência financeira”, completa.

Cronograma de aulas

Os 20 alunos por turma terão como aprendizado assuntos ligados à culinária o desenvolvimento de ficha técnica para alimentos, técnica de bases de cozinha, segurança alimentar, noção de marketing de produtos e empreendedorismo.

A empreendedora, Sra Raimunda dos Santos, que participou do curso em 2020, comenta que conseguiu abrir seu próprio restaurante após receber o certificado e hoje possui renda própria.

“O projeto me incentivou a abrir um pequeno empreendimento que está me ensinando mais ainda na prática. Trazer esse tipo de ensinamento para a população carente é apostar no futuro de pessoas que precisam de apoio para sair de situações vulneráveis. Sabemos da importância da qualificação o que nos falta é oportunidade, e que bom que pudemos contar com a Equatorial para nos proporcionar conhecimento.” Completa.

A coordenadora técnica do projeto, a chef Verena, conta que mesmo com a experiência adquirida ao longo da profissão, trabalhar com o Gastronomia do Amanhã é uma sensação única e que todo o processo de aprendizagem é organizado de forma que os alunos se sintam seguros e motivados a continuarem a cozinhar após o término do curso.

“Buscamos entender a realidade dos locais e das pessoas que vão em busca da inscrição no projeto. A linguagem e aulas são adequadas dentro do que os participantes encontram no dia a dia. Assim, eles se identificam e conseguem colocar em prática o que aprendem. Ao término do curso, já tivemos casos de mulheres que montaram seus próprios restaurantes e hoje possuem renda própria”, afirma Verena.

Serviço: Gastronomia do Amanhã

Paragominas

Onde: CRAS Camboatã – Rua José dos Patrocínios

Quando: 11 a 15 de outubro

Horário: 14h às 18h

São João do Araguaia

Onde: Escola Estadual Tereza Cristina

Quando: 11 a 15 de outubro

Horário: 14h às 18h

Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica

Agora você pode receber um desconto na conta de luz caso atinja sua meta de redução de consumo.