O momento é de prevenção, use nossos canais digitais

Equatorial Pará alerta para cuidados com a rede elétrica no Carnaval

Pessoas fantasiadas pulando e sorrindo em um carnaval de rua

Para o período de Carnaval que se aproxima os foliões precisam ter atenção redobrada para evitar acidentes envolvendo a rede elétrica. A Equatorial Energia Pará alerta para cuidados relacionados a organização dos blocos, trios elétricos, o uso de serpentinas e confetes, entre outros elementos, que são típicos da folia de Momo.

O executivo da área de Segurança da Equatorial Energia Pará, Alex Fernandes, fala sobre as precauções:

“Os foliões e os organizadores dos blocos devem ter cuidado para que os trios mantenham distância considerável da fiação elétrica. No mínimo de dois metros dos fios, para evitar que as pessoas situadas em cima do veículo sofram acidentes, que muitas vezes podem ser fatais”, alerta Alex.

Outra recomendação está relacionada a materiais como serpentinas de papel ou metálicas, assim como jatos de espumas ou de água. O contato desses objetos com a rede elétrica jamais deve acontecer, para evitar risco de choque elétrico. Em caso de colisão entre carros e postes, provocados por motoristas alcoolizados, não se deve tocar ou se aproximar dos cabos caídos no solo e das partes metálicas dos veículos para evitar choques.

As decorações e alegorias carnavalescas também merecem atenção. Elas não devem ser fixadas em postes ou em redes elétricas. Nunca a população deve tocar ou levantar os cabos de baixa/média tensão, mesmo se estiver usando luvas isolantes. A rede elétrica só pode ser manuseada por profissionais da distribuidora, que são habilitados e possuem preparo técnico para tal função.

Para registrar qualquer tipo de ocorrência ou acidente envolvendo a rede elétrica de energia, deve-se entrar em contato imediatamente com a Equatorial Energia Pará por meio do 0800 091 0196 e informar casos de risco como incêndios, faiscamento, cabos partidos, entre outros.

DICAS:

  • Os trios elétricos devem ter uma distância mínima de dois metros da fiação elétrica.
  • Serpentinas e confetes metálicos nãos devem ser jogados na direção de rede elétrica, pois podem causar curtos-circuitos.
  • Quando estiver no bloquinho e começar a chover, não se abrigue debaixo de árvores, pois elas podem atrair raios.
  • Caso vá viajar, lembre-se de tirar os equipamentos eletrônicos da tomada.
  • Não toque em estruturas metálicas e cabos com o corpo molhado.
  • Decorações e alegorias jamais devem ser colocadas na fiação.

Mais leve que 3 selfies

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.